Newmoon,
Dá para você dizer que:
Quando se usa halimeda para fazer o filtro denitrificador, o que era muito comum aquàno Brasil, aànos USA eu não sei se vocês usam, devido os grãos da halimeda serem grandes e irregulares, é facilitada a infiltração de detritos, fazendo-se com que o filtro se sature, que leva em torno de aproximadamente 4 anos, varia de acordo com a quantidade de animais.
Eu já tive este problema em outro aquário, que quando chegou 3 anos e meio, saturou o filtro, subindo os nÃÂÂveis de fosfato, e o aparecimento de algas.
Mesmo com este problema os corais continuaram crescendo e NÃÆ'O PERDERAM A COR.
Neste aquário atual com o uso da areia fina, percebo que devido os grãos serem pequenos eles se compactam o que dificulta a penetração dos detritos, eu percebo isso que quando a areia é mexida, não sobe sujeira, só sobe areia e desce areia.
Devido ao não acúmulo de detritos e a forte movimentação da água, toda sujeira é acumulada na caixa de circulação (sump), que eu retiro por sifonamento um vêz por mês, o que sai muita sujeira.
O mais importante da areia no fundo é que se forma a zona anaeróbica, o que faz com que o ciclo do nitrogênio se complete, que no meu aquário é zero, e também é suporte para o desenvolvimento de infinitas quantidades de pequenos animais que são muito úteis para o aquário, o que não seria possÃÂÂvel sem a areia.
Completo a limpeza da areia usando animais como pepinos e ofÃÂÂuros.
Outra coisa, usando-se a areia no fundo, o aquário fica muito mais bonito e natural, o que não acontece quando o vidro do fundo fica aparente.
Obrigado xará,
Abraços,
Carlinhos.